A alimentação equilibrada é o principal pilar para preservar a saúde no longo prazo, controlando o peso e prevenindo complicações cardiovasculares.
A sociedade colabora para o consumo de alimentos industrializados, com quantidades excessivas de gordura, açúcar e sal. “No geral, esses alimentos ultra processados possuem um sabor mais agradável e um grande prazo de validade, mas são pobres nutricionalmente, e ricos em calorias, gorduras e aditivos químicos”.
Com o tempo, o consumo dessas guloseimas tentadoras compromete a saúde da população e a OBESIDADE atualmente é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Trata-se de uma doença crónica caracterizada pela acumulação excessiva de gordura no corpo, quando há índice de massa corporal (IMC) superior a 30 kg/m², aumentando a mortalidade.
A OBESIDADE é resultado principal de uma dieta inadequada, com ingestão excessiva de calorias. Porém, outros fatores também podem estimular o desenvolvimento da OBESIDADE, como exemplo, a herança genética, problemas hormonais, sedentarismo e questões emocionais ou stress.
Perigos da OBESIDADE
A OBESIDADE compromete o bem-estar do indivíduo. A condição pode dificultar a realização de tarefas de rotina e gerar sintomas como dores, em decorrência da sobrecarga nas articulações e problemas na coluna, fadiga e indisposição. No entanto, o maior problema da obesidade é que a condição favorece o desenvolvimento de várias outras doenças.
O obeso tem maior probabilidade de desenvolver hipertensão, diabetes do tipo 2, colesterol alto, doenças cardiovasculares, artrose, refluxo esofágico, complicações respiratórias, depressão e variados tipos de cancro.
Males da gordura
A gordura pode acumular-se em tecido subcutâneo, intramuscular ou visceral. A subcutânea é aquela gordura sob a pele, podendo apresentar menor risco para a saúde. O excesso de gordura intramuscular é preocupante e se relaciona com a resistência à insulina, enquanto a gordura visceral se acomoda junto aos órgãos e está muito associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e síndrome metabólica.
O excesso de gordura no corpo, independentemente de qualquer tipo, traz resultados maléficos. “Os principais dados que temos hoje mostram que, com o passar dos anos, a maioria das pessoas que eram metabolicamente saudáveis deixaram de o ser”.
Dessa forma, para cuidar principalmente da saúde do coração e de outros órgãos que sofrem com a obesidade, é primordial adotar hábitos saudáveis para controlar o peso. A principal recomendação dos especialistas é investir em uma dieta nutritiva e equilibrada, priorizando alimentos in natura, com o consumo rotineiro de frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Além disso, a rotina deve contar com a prática regular de atividades físicas.
Vida saudável
Confira dicas para prevenir e combater a OBESIDADE:
- Tenha uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura.
- Pratique atividades físicas.
- Controle o consumo em excesso de sal e açúcar.
- Beba pelo menos dois litros de água diariamente.
- Tenha um sono adequado.
- Monitorize a pressão arterial regularmente.
- Controle o colesterol.
- Faça exames preventivos de doenças cardiovasculares.
- Evite o consumo em excesso de bebidas alcóolicas.
- Evite o tabagismo.
QUER AGENDAR? Click aqui