Por: Por Susana Ribeiro
Depois de quase duas décadas como Médica de Família, Lúcia Santos decidiu dedicar-se a uma paixão que foi crescendo ao longo dos anos: a Medicina Estética e Capilar. “Desde sempre fui uma mulher apaixonada pelos detalhes”, diz-nos a profissional acrescentando que “a Medicina Estética é a ciência dos detalhes. Portanto a minha ligação com esta área da Medicina surge de uma paixão inerente ao bem-estar e à beleza individual e própria de cada pessoa, no seu mais ínfimo detalhe, que só pode ser praticada quando se conjugam conhecimentos médico-científicos e técnicos com o equilíbrio e a harmonia das formas”.
Na Clínica Dra. Lúcia Santos, em Rio Tinto, Portugal, encontra uma vasta gama de tratamentos de Medicina Estética Facial, Corporal e Capilar, através de uma equipa de profissionais. São exemplos desses tratamentos “Botox, Harmonização Facial, Preenchimento Labial, Peeling, Laser de CO2, Terapia Fotodinâmica, Radiofrequência, Ultrassom, Luz Pulsada, Procedimentos de Tricologia, Depilação a Laser, entre outros”. Pode saber mais sobre cada um deles no website da Clínica Dra. Lúcia Santos.
Entretanto, vamos conhecer um pouco melhor a mentora deste projeto: a médica Lúcia Santos, que decidiu não adiar mais os seus sonhos e seguir uma das suas paixões: a Medicina Estética. “A felicidade não é algo que se encontra quando se chega. É algo que se leva quando se vai”, confessa-nos depois de ter aberto o seu próprio espaço, onde faz os atendimentos. O objetivo principal na Clínica Dra. Lúcia Santos é e será sempre “ser feliz”.
Leia aqui abaixo a entrevista completa com a Diretora Clínica e CEO da Clínica Dra. Lúcia Santos ao MulheresEmViagem.pt.
MulheresEmViagem.pt – Formada em Medicina há 15 anos. Foi Médica de Família durante 14 e, pelo caminho, foi adquirindo uma bagagem que se multiplica por diversas áreas… e, agora, decidiu apostar em algo bem diferente e fazer uma grande mudança de vida.
Lúcia Santos – Agora, muito perto da reflexão dos 40 anos de vida e já com alguma bagagem clínica (da Acupuntura à Medicina Termal, da Medicina Paliativa à Medicina de Urgência, da Desabituação Alcoólica à Cessação Tabágica, da Medicina Geral e Familiar à Medicina Integrativa, à Saúde Materna, à Saúde Infantil e à Gestão e Direção de Serviços de Saúde, da Pequena Cirurgia à Medicina Estética), ganhei (finalmente!) coragem para dar início ao processo de mudança!
A vida é feita de ciclos. É uma constante transformação. Ciente destas premissas, no início de 2024 encerrei um dos longos, um ciclo de 14 anos no SNS (Serviço Nacional de Saúde), como Médica de Família e abri portas a um caminho para novas oportunidades e experiências em dedicação a 100% à Medicina Estética. Decidida a não mais adiar sonhos e a lutar pela vida melhor que quero e acredito merecer ter!
Sou atualmente Diretora Clínica e CEO da Clínica Dra. Lúcia Santos, onde estou dedicada à prática da Medicina Estética e Capilar.
MulheresEmViagem.pt – As mudanças de vida e profissionais são sempre um enorme desafio.
Lúcia Santos – É uma grande mudança a nível profissional que me tem imposto autodesafios constantes e, em simultâneo, tem-me permitido sentir maior autoconfiança e determinação na minha prática clínica, aproximar-me dos meus sonhos e viver com muito mais alegria.
Não deixarei nunca de ser Médica. Essa é uma das minhas únicas grandes certezas. Foi o meu primeiro grande sonho verbalizado, à minha Professora da Escola Primária, no primeiro dia de aulas da 1.ª classe, lá do alto dos meus 6 aninhos, recebido com um sorriso de surpresa, acredito que pela determinação com que foi proferido (conta a minha Mãe). Foi o meu primeiro grande sonho conquistado. E ser Médica é (e vai ser sempre) um orgulho que me faz sentir maior! (Grande mesmo!) Mas preciso de ser uma Médica feliz! E uma Mulher realizada. E uma Mãe sem culpas!
MulheresEmViagem.pt – E porquê a Medicina Estética?
Lúcia Santos – Sempre fui Médica. E sempre fui uma apaixonada pelo meu trabalho! E desde sempre fui uma mulher apaixonada pelos detalhes. E a Medicina Estética é a ciência dos detalhes. Portanto a minha ligação com esta área da Medicina surge de uma paixão inerente ao bem-estar e à beleza individual e própria de cada pessoa, no seu mais ínfimo detalhe, que só pode ser praticada quando se conjugam conhecimentos médico-científicos e técnicos com o equilíbrio e a harmonia das formas.
Desta paixão por esta área da Medicina surgiu o sonho da criação de um espaço que fosse a estrada perfeita para o cruzamento de dois caminhos aparentemente antagónicos, e numa simbiose irrepreensível, o bem-estar físico global da pessoa – Saúde e a beleza capturada pelos sentidos.
Depois veio o autodesafio: “se tu consegues sonhá-lo, tu consegues fazê-lo”!
E tanto tempo foi um sonho que a única possibilidade foi materializá-lo.
MulheresEmViagem.pt – Quando abriu a sua própria clínica?
Lúcia Santos – Foi a 06 de outubro de 2022 que abriu portas, no Porto, a Clínica Dra. Lúcia Santos e com a concretização deste projeto consegui dar vida à artista que vivia aprisionada em mim, àquela que com empatia personaliza e enfatiza, o melhor que vê nos outros. E que dessa forma acrescenta a uma ciência, movimento, imagem e perfeição.
Hoje, este é o meu palco. O palco principal! A receber muitas estreias. É nele que atuo, que crio e recrio. E sou verdadeiramente feliz. E realizada. Acredito que este é o meu caminho de agradecimento, construído pelo alento e inspiração de uma mulher sonhadora, mas que sabe o que quer.
A felicidade não é algo que se encontra quando se chega. É algo que se leva quando se vai.
MulheresEmViagem.pt – Quais os desafios que mais a atraem na área da estética?
Lúcia Santos – Cada passo neste caminho da Medicina Estética tem sido um desafio, mas também uma oportunidade de crescimento (pessoal e profissional) que me faz evoluir, aprender e reinventar-me.
É um desafio a gestão de uma clínica, é um desafio a direção clínica e é, sobretudo, um desafio diário esta área da Medicina, que todos os dias me obriga a lembrar da ténue linha que separa a ousadia da estupidez, que me faz vencer incertezas e riscos, imprevistos e complicações e decisões tecnicamente complexas, mas humanamente ainda mais difíceis.
“Na Medicina Estética, o médico observa. A matéria-prima está lá. Surge a tela de um observador e um protagonista de arte e amor.
A primazia tem de ser sempre dada à pessoa, porque enquanto médica de Medicina Estética, tenho a missão de me interessar pela pessoa como um todo, de um modo que transcende o problema que a fez chegar até mim”, sublinha Lúcia Santos.
MulheresEmViagem.pt – E nesse sentido existem diferenças na abordagem na Medicina Estética e do que fazia anteriormente?
Lúcia Santos – A prática clínica da Medicina Estética exige que eu esteja sempre disponível para qualquer problema de saúde, de qualquer pessoa, de qualquer dos géneros e idade. Aliás a minha atuação em Medicina Estética não está sequer limitada a problemas de saúde rigorosamente definidos. É o cliente que define o “problema”. E é, em parceria, que criamos um plano de tratamento.
Muitas vezes, o que incomoda o cliente, o motivo que o traz à consulta, não é para mim o que considero prioritário tratar. É necessário ser capaz de entender a vontade do cliente, mas ao mesmo tempo, iniciar um processo de gestão da consulta no sentido de moderar expectativas e até mesmo desmistificar crenças. É preciso saber dizer “não” se o tratamento não é o adequado. Uma avaliação criteriosa é o caminho certo para obtenção dos resultados desejados e é partir dela que conseguimos estabelecer um correto diagnóstico e um plano de tratamentos bem sucedido.
MulheresEmViagem.pt – E o que mais a atrai nesta área da Medicina Estética?
Lúcia Santos – Dos desafios que mais me atrai, em Medicina Estética, é precisamente ser capaz de explicar ao meu cliente que não existe um padrão de beleza, que o que é bonito para mim pode não ser bonito para o próprio. E, sobretudo, o que mais me realiza é ser capaz de fazer os meus clientes aceitarem uma primeira consulta comigo, uma avaliação personalizada e cuidada e o meu plano de tratamentos, cientes que não concretizo resultados iguais nem estereotipados e que, no final, será sempre um resultado individualizado, adequado ao próprio e que vai ao encontro da satisfação de ambas as partes.
Por isso, as consultas de Medicina Estética são um verdadeiro desafio ao cunho artístico de um profissional clínico que sabe, observa, escuta e toca, e dessa forma produz arte viva. O que podendo não curar, quase sempre ampara e ajuda!
É assim que todos os dias me comprometo a contribuir um pouco para a felicidade do meu cliente, e é assim que sou feliz, ao cuidar e ao ajudar o outro a ser feliz e a ter uma atitude mais integrada e harmoniosa na sociedade. É fácil? Não, é muito desafiante, mas sinto que é a minha missão pessoal produzir um impacto positivo na vida de outras pessoas.
A leges artis pressupõe uma dimensão bioética na prática da Medicina. E verdadeiramente, só com arte e afetos, é que a ciência que praticamos suporta os fardos da nossa consciência.
Do outro lado de todos estes desafios, estão as recompensas. Este novo ciclo de vida, este abraçar a mudança e perseguir um sonho, tem-me permitido amadurecer e tornar-me uma melhor versão de mim mesma, focada em alcançar os meus novos objetivos e ser, a cada dia que me chega, ainda mais feliz!
MulheresEmViagem.pt – E que tipo de serviços providenciam na clínica?
Lúcia Santos – A Clínica Dra Lúcia Santos disponibiliza uma vasta gama de tratamentos de Medicina Estética Facial, Corporal e Capilar: Botox, Harmonização Facial, Preenchimento Labial, Peeling, Laser de CO2, Terapia Fotodinâmica, Radiofrequência, Ultrassom, Luz Pulsada, Procedimentos de Tricologia, Depilação a Laser, entre outros que podem ser consultados no nosso website. Mas, o que mais gosto de realçar é que eu, Drª Lúcia Santos, não trabalho sozinha.
Na Clínica Dra Lúcia Santos somos uma equipa de profissionais de saúde empenhados e altamente capacitados que todos os dias se compromete com pessoas e não com um conjunto de conhecimentos, grupo de problemas ou técnica especial! Fazemos, em cada consulta, um compromisso connosco próprias de dar sempre o nosso melhor e fazemos depois um compromisso com o nosso cliente de cumprir o plano que estabelecemos. Um compromisso que passa assim a ser “nosso”, na verdade, e que não tem um prazo definido. E acreditamos que é esta responsabilização do cliente no seu tratamento e simultaneamente o seu empoderamento que fazem com que os bons resultados sejam alcançados.
MulheresEmViagem.pt – As redes sociais são muitas vezes fontes de desinformação…
Lúcia Santos – O uso acrítico das redes sociais comprometeu a visão geral de Medicina Estética. Os filtros, os tratamentos com excessos de produtos, as alterações desproporcionais faciais e corporais são considerados, em hoje em dia, cânones de beleza, mas que, felizmente, conseguimos desconstruir nas nossas consultas. O objetivo do nosso trabalho é alcançar resultados subtis e naturais, impercetíveis a olhos inexperientes.
Para mim, o resultado perfeito é aquele em que os nossos clientes me confidenciam “Doutora, a minha amiga disse-me que estou com um aspeto mais saudável e rejuvenescido”, portanto, os nossos clientes ouvem elogios, mas o emissor não consegue apontar exata e concretamente a causa da mudança. E é nesses instantes que eu sou mesmo feliz!
Na atividade clínica, à dimensão de curar tem de estar justaposta a dimensão do cuidar. Uma equipa clínica só é uma “boa equipa” quando é capaz de acrescentar à perfeição técnica a virtude pessoal que manifesta na dedicação beneficente, na compaixão, no carinho, na equidade, na prudência, na honestidade intelectual e no juízo da sabedoria prática quando está com o seu cliente. Arrogando serem estes os alicerces desta clínica auguramos uma trajetória distinta na sua beleza e sentimento de verdade, crescente de ambição, profissionalismo e sucesso.
O objetivo principal na Clínica Dra. Lúcia Santos é e será sempre “ser feliz”. Quem nos procura, quem aqui trabalha, quem connosco tem parcerias, quem em nós acreditou desde o primeiro instante e quem permitiu que o sonho se tornasse realidade. A Clínica Dra. Lúcia Santos é já uma referência, no Porto, no âmbito da prática de Medicina Estética, onde são reconhecidas práticas clínicas de excelência.
A nossa clínica está equipada para otimizar os poderes da conceção! Da realização! Com empatia, simpatia e reciprocidade, focada no cliente como um todo, rumo a um caminho de conquistas e êxitos.
INFORMAÇÕES
Clínica Dra. Lúcia Santos
Telefone: (+351) 924 056 815
E-mail: geral@clinica-luciasantos.pt
Morada: Rua António da Costa Viseu 100, 4435-105 Rio Tinto, Portugal